Projeto Pedagógico
“Respeitar a criança é não limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança. Respeitá-la é oferecer-lhe um ambiente livre de tensões, de pressões, de limites às suas manifestações, deixando-a expressar-se da maneira que lhe convém e buscando entender o significado de suas ações”.
Jussara Hoffmann e Maria Beatriz G. da Silva
O jeito de ser
Art & Manha
Como você sonha com a educação? Que ela possa estimular o pensamento crítico e a vontade de aprender? Que estimule a autonomia, a criatividade e o protagonismo? O Colégio Art & Manha compartilha desses sonhos! Nossa missão é garantir que crianças e profissionais trilhem caminhos de construção de conhecimento plenos de significado.
Por isso, acreditamos na vivência do aprendizado com atividades motivadoras, que despertam a curiosidade dentro e fora da sala de aula.
Construímos uma prática pedagógica inclusiva, colocada em ação por toda a equipe, pois acreditamos que a diversidade humana potencializa os processos de aprendizagem.
Nosso projeto pedagógico está em constante aperfeiçoamento.
A relação de confiança mútua e a identificação das famílias com nossos valores, são essenciais para a realização da proposta educacional que desenvolvemos nas últimas três décadas.
O conhecimento é construído!
Saber pensar por si mesmo de forma crítica e criativa é uma construção que começa na infância. Para isso, é preciso desenvolver nas crianças a autoconfiança, a escuta, a capacidade de reflexão e de argumentação. O cultivo desde cedo dessas habilidades, apoiam a construção que acreditamos da autonomia intelectual e moral.
No Art & Manha, promovemos o prazer por aprender, a importância da investigação, das artes, da ciência e o quão vital é conectar conhecimentos diversos. Oferecemos ensino de alta qualidade, aprofundados com rigor acadêmico.
O papel dos educadores nesse processo, que representa uma das influências educativas centrais para a criança, é valorizado e constantemente investimos em formações continuadas para nossa equipe.
Aulas de Campo
Sob a perspectiva da educação integral, reconhecer museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais como territórios educativos, significa entrar em contato com saberes e vivências únicas. Nas aulas de campo articulamos os conteúdos curriculares com espaços fora da escola.
Os saberes encontrados e produzidos nesses territórios educativos, ao receberem intencionalidade pedagógica, contribuem para a construção de aprendizagens significativas e relevantes para as crianças. Essas vivências abrem um contexto revelador para as aprendizagens que ocorrerão na escola, podendo ampliá-las, problematizá-las e valorizá-las.
Avaliação para além do conteúdo
A avaliação acontece de forma contínua e qualitativa, não se restringe somente ao conteúdo. As atividades diárias, tarefas de casa e demais formas de participação das crianças contam como critérios de avaliação.
O objetivo da avaliação não é somente medir o que a criança apreendeu, mas também o que não apreendeu, pois serve como base para avaliar a forma como o professor está ensinando. O planejamento pode e deve ser reorganizado a partir dessas observações.
Presamos pela avaliação da construção enquanto ser humano, de uma consciência cidadã e de valores importantes para a vida em comunidade.
Educação Alimentar
Para nós, aprender a alimentar-se bem já na infância é tão importante quando aprender matemática. Afinal, nos alimentamos todos os dias da nossa vida.
Iniciamos essa atenção desde a elaboração dos cardápios pela nossa Nutricionista, na produção realizada inteiramente na cozinha da escola, onde garantimos a qualidade dos processos e ingredientes, até chegar no acompanhamento das educadoras.
Nosso projeto Gastronomia Saudável, complementa o trabalho diário de educação alimentar. Um momento organizado para a elaboração de receitas inclusivas que as crianças realizam com a supervisão das professoras. A comida é feita coletivamente e envolve aprendizados sobre os nutrientes que serão ingeridos, conteúdos de matemática e outros saberes que podem ser construídos a partir das receitas.
Segunda Sem Carne
Toda segunda-feira trocamos o consumo de proteína animal pelo consumo de proteína vegetal, experimentando novos sabores e, principalmente, contribuindo de maneira efetiva para a preservação da vida no planeta.
O consumo da carne é uma das principais causadoras de impacto ambiental em termos de mudança climática, de consumo de água e de desmatamento.
Confira em nosso blog um post que fala mais sobre esse projeto no Art & Manha.
Estudos em Família
Projeto voltado à realização de formações relacionadas às infâncias, direcionada às famílias que fazem parte do Art & Manha e também para o público externo. Os temas são mediados pela nossa Equipe Técnica e outros profissionais.
Cineclube
Criado a partir da Lei 13.006/2014, o Cineclube Art & Manha acontece para as crianças do Ens. Fundamental I. A dinâmica criada para os encontros envolve o auxílio no processo de leitura e escrita; promove verbalização, discussão e reflexão sobre as imagens.
"Quanto mais uma criança fala, mais ela aprende a falar (mais tarde, a escrever). A linguagem é uma parte significativa do que Piaget chamou de função semitótica".
"Todo filme, a princípio, coloca em diálogo saberes e sentidos de diferentes áreas do conhecimento. Por sua própria natureza, o cinema é Técnica e Arte. Em si, ele já traz o diálogo das disciplinas." Professor Cristiano Rodrigues, pesquisador de Cinema e Educação da UFJF.
Os filmes exibidos priorizam produções nacionais e são escolhidos a partir de critérios que visam a diversidade estética visual e de narrativas.